
SISOS
Porque remover os sisos?
Os dentes do siso, também conhecidos como "dentes do juízo", são os últimos molares a nascer, geralmente entre os 17 e 25 anos de idade. No entanto, é muito comum que eles não encontrem espaço suficiente para se posicionar corretamente na arcada dentária, ficando inclusos (dentro do osso) ou semi-inclusos (parcialmente cobertos por gengiva).
Por estarem em uma região de difícil acesso para higienização, os sisos podem causar diversos problemas, como:
-
Infecções gengivais e ósseas, que variam de leves a graves;
-
Cáries nos dentes vizinhos;
-
Doença periodontal (comprometimento da gengiva e osso ao redor dos dentes);
-
Formação de cistos ou até mesmo tumores em casos mais raros.
Proximidade com nervos e riscos cirúrgicos:
Alguns dentes do siso estão localizados muito próximos a estruturas anatômicas importantes, como nervos e vasos sanguíneos. Um dos riscos associados à remoção desses dentes é a parestesia, que é a perda temporária ou, em casos raros, permanente da sensibilidade em áreas como o lábio inferior, queixo ou língua.
Por isso, a extração dos sisos deve ser feita com planejamento cuidadoso e por um profissional especializado. O Cirurgião Buco-Maxilo-Facial é o dentista com formação específica para realizar esse tipo de cirurgia com segurança, utilizando técnicas que minimizam os riscos de complicações e promovem uma recuperação mais tranquila para o paciente.
