
Disfunção temporomandibualar (DTM)
A Articulação temporomandibular
A articulação temporomandibular (ATM) é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Localizada próxima à região do ouvido, ela é composta por um sistema integrado de ossos, músculos, nervos, cápsula fibrosa, disco articular e um líquido sinovial que lubrifica e protege toda essa estrutura.
Em determinadas situações, essas estruturas podem entrar em desarmonia, resultando em dor articular — quadro conhecido como disfunção temporomandibular (DTM).
As causas da DTM são, em geral, multifatoriais, podendo estar relacionadas a deformidades esqueléticas (como pacientes com classe II esquelética), desalinhamento dentário, falta de dentes, hábitos parafuncionais, bruxismo, transtornos psicológicos, alterações degenerativas da articulação ou ainda doenças que afetam as estruturas anatômicas envolvidas.
Assim como suas causas, o tratamento da DTM também pode ser bastante complexo. A escolha da abordagem terapêutica dependerá, principalmente, de um diagnóstico preciso sobre a origem da dor — se muscular ou articular.
Minha filosofia de trabalho baseia-se em um tratamento escalonado: começamos com métodos mais simples e menos invasivos, avançando para opções mais complexas, como procedimentos cirúrgicos na ATM, apenas quando necessário.
Para definirmos o melhor plano de tratamento para o seu caso, é essencial agendar uma consulta. Nela será realizado um exame físico detalhado e, se necessário, solicitaremos exames complementares para um diagnóstico preciso.
